quinta-feira, 5 de dezembro de 2013
O que fazer se seu PS4 ou XOne importado quebrar?
Comprar os novos PS4 ou Xbox One no exterior pode até sair mais barato, mas a dor de cabeça pode ser grande se algo der errado, se eles quebrarem, por exemplo.
Como as fabricantes usam e abusam da interpretação do Código de Defesa do Consumidor, fica cada vez mais claro que empresas como Sony e Microsoft só oferecem a garantia de 1 ano para seus videogames nos países de origem, ou seja, nos países em que esses mesmos produtos foram comprados.
Nesse caso, o que fazer?
Para que você não fique na mão, confira uma série de informações, de declarações oficiais das fabricantes Sony e Microsoft a telefones úteis para correr atrás de seus direitos de consumidor.
O que dizem Sony e Microsoft
Sony do Brasil: "Os produtos adquiridos em outros países ou por importadores independentes não possuem a garantia assegurada pela empresa, mas sua rede de suporte pode atender aos produtos mediante disponibilidade de peças e aprovação de orçamento".
Telefones de contato: 4003-7669 para capitais e regiões metropolitanas e 0800-
880-7669 para demais localidades.
Site: http://www.sony.com.br/eletronicos/suporte-e-servicos/
Microsoft do Brasil: "consumidores brasileiros podem buscar orientação através do centro de suporte para obter mais detalhes sobre a assistência".
Telefone de contato: 0800-891-9835.
Site: http://www.xbox.com
O que a lei diz
Foi consultada uma advogada especialista em direito do consumidor, Gisele Friso Gaspar. Ela diz que o Código de Defesa do Consumidor não possui um artigo que aponte claramente que os fabricantes devam dar garantia a produtos comprados no exterior; desse modo, tudo fica "sujeito a interpretações".
O que o Procon-SP diz
O Procon-SP (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor) entende que o fabricante deve, sim, consertar um produto adquirido fora do Brasil, "desde que a marca seja mundialmente conhecida, já que o fornecedor nacional beneficia-se da marca, valendo-se da maciça publicidade e credibilidade".
Ou seja, o Procon-SP defende que um produto de alcance global como o PS4 ouXbox One, ainda que importado, deve contar com serviços de reparo e manutenção no país.
Foi também consultado um advogado especialista em direito digital, Leonardo Zanatta, que aponta um porém: o Procon é uma fundação e não constitui força de lei, ou seja, não pode obrigar fabricantes a darem garantia para produtos comprados no exterior.
Telefone do Procon-SP: 151.
fonte: Gamelib
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